COMUNICADO:

Irmãos e leitores,
o Projeto Missões Com Crianças não faz doações em dinheiro a ninguém. Tudo que arrecadamos em espécie, compramos e enviamos aos nossos missionários que são abençoados pelo Projeto, como a Expedição Missionária Piauí.

A nota de compra enviamos a quem deposita em nossa conta e envia o comprovante pelo zap. Não fazemos parcerias para ser intermediário de nenhum missionário no Brasil ou no Exterior. Se você quer ofertar em dinheiro a algum missionário divulgado em nosso BLOG, por favor, fique a vontade para depositar diretamente em suas contas.

No nosso projeto, aceitamos apenas para comprar material de evangelismo infantil e enviar aos parceiros pessoalmente. Não somos intermediários de doações. Que isso fique claro!

O que você procura?

1 de janeiro de 2015

Estresse Missionário.

Virada do ano 2014/2015 na ADECIN com a presença de vários missionários de nosso campo.
O ano de 2015 inicia e uma das coisas que percebemos desde as primeiras horas foi o tom amargo e estressado de alguns missionários em redes sociais. Alguns contando com alegria as doações recebidas e como eram importantes no processo de evangelização e, outras postagens, demonstrando total rancor, raiva, impaciência e descontrole emocional por estarem longe de seus familiares e amigos na virada do ano.

Não os julgo! O ambiente transcultural leva a um alto nível de estresse que junto com o psicológico abalado aumenta ainda mais o estresse emocional.

O chato é que nem podemos enviar mensagens de apoio ou de ajuda, pois a maioria tende a se irritar ainda mais, achando inconveniente e desnecessário, pois, para eles, quem precisa de ajuda é a alma que abordam no dia a dia. Nem percebem o quanto estão estressados e ansiosos por mudanças.

Na verdade, esse estresse é quase impossível de não viver quando se está no campo missionário, pois é decorrente de atitudes externas e alheias que culminam no missionário. É quase inevitável não vivê-lo.

Digo até que o estresse é muito importante, pois se uma pessoa não se estressa por algo que precisa de mudança e não muda, como pode dizer que se preocupa com o próximo ou qualquer outra coisa na sua vida? Os mais "Felizes cristãos" tendem a dizer que tudo são flores, mas a verdade é que todo ser vivo passa por situações difíceis. A diferença de quem serve a Cristo é que nosso coração permanece confiante em Deus e aguardamos nEle a nossa Salvação.

Todavia, como já afirmado acima, o estresse é necessário para viver.

Costumamos dizer que o estresse nos leva a viver oportunidades. Não que o estresse deva ser algo natural em nosso dia a dia, mas afirmamos que graças a ele, vivenciamos oportunidades.

Oportunidade de confiar mais em Deus;
Oportunidade de acreditar que toda situação ruim tem um lado bom;
Oportunidade de aprender com os erros;
Oportunidade de beneficiar o outro;
Oportunidade de fazer o bem ainda que a natureza pecaminosa escolha outra atitude que não seja amar.

Lemos em um artigo que agora não nos recordamos muito bem, que "O organismo humano é capaz de suportar muito estresse", daí, nós lembramos da Palavra Viva e Eficaz: 

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar" 
1 Coríntios 10.13

Isto é, todo estresse faz parte da natureza humana. O que não podemos é nos deixar levar por ele. O estresse excessivo pode causar problemas de comportamento.

Alguns missionários que acompanhei em 2014 são muito fortes publicamente, mas sempre mostraram a carência de oração, de serem sustentados pelos intercessores. Isso, porque devido aos problemas sociais nas localidades que vivem, a inexistência do Poder Público em oferecer uma melhor qualidade de vida, além de um estresse nas postagens que publicaram demonstraram que seus líderes, as igrejas que os enviaram... Esqueceram-se de cuidar da saúde mental de cada um. 

Quando dizemos saúde mental, não é que tenham ficados loucos. E sim, que estão acima do limite da boa vontade humana e carentes de férias e férias bem vividas. Não seminários, congressos e afins, que inibem o bem-estar de seus dias de "lazer" e afastam a família.

O que acontece de fato e que muitos lutam nas redes sociais com seus "amigos" com postagens desnecessárias. Sem perceber alimentam o estresse neles e desenvolvem no outro que lê suas postagens que deveriam ser sobre o trabalho que realizam, como desenvolvem e o que precisam para que cresça ainda mais. Infelizmente, acabam desenvolvendo brigas entre seus amigos com as respostas deixadas em comentários ou até mesmo em "curtidas".

Quando o estresse é grande, o ser humano tende a esvaziar o caminho em sua frente. Nisso, até seus amigos acabam abalados, pois quem gosta de ficar perto de gente estressada? 

Infelizmente, estresse missionário existe. Afeta corpo e alma, mente e espírito. Afeta todos ao seu redor. Cria desiquilíbrio, incapacidade de resolver problemas e, ao mesmo tempo, traz simpatia de quem observa este mal e passa a orar pelo missionário afetado.

No entanto, o intercessor sofre junto, sente o mesmo peso espiritual. Ficam doentes fisicamente, abalados emocionalmente e angustiados para a solução do problema alheio.

Meu querido amigo missionário, minha querida amiga missionária: Não desenvolvam estresse! Não acentuem dores de cabeça, dores lombares, não alimentem a pressão alta, evitem a fadiga... Iniciem o ano mostrando do que são capazes no campo missionário, do que precisam e como os mantenedores são importantes no processo de concretização do discipulado.

Vocês não estão esquecidos!
O estresse pode ser bom ou ruim, mas a nossa atitude diante dos problemas que surgirem farão com que Deus envie nossos irmãos para segurar a corda. Vocês não estão sozinhos! Evitem o estresse e se ele aparecer, que nós sejamos capazes de ser mais tolerantes e menos estressados e muito mais confiantes no cuidado de Deus para conosco.

O Blog Uma Visão Missionária deseja um ano de muitas realizações no campo missionário. Cuidem de vossas saúdes. Estejam atentos! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

#BUVM no Sertão em 2018!

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!

Missões Uruguai em Treinta y Trés.

Expedição Missionária Piauí.