QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

5 de janeiro de 2014

Missª. Patricia Telles - Troca de missionários em Tranqueras no Uruguai.


Esse foi um dos dias em que mais aprendemos sobre a obra missionária em um país de língua diferente, de costumes e alimentação diferente da nossa: Choque cultural, aculturação, missionário autóctone, vocacionados, troca e despedida de missionários, batismo, comemoração de 33 anos de evangelho no Estado de Riveira, na cidade de Tranqueras.


Primeira emoção!
Visualizar um médico de Montevidéu, viajar tantos quilômetros para ser batizado no rio junto com os irmãos; além de vir um idoso de quase 100 anos indo ao Batismo.



Como ficaria longe levar o irmão mais idoso, dos candidatos ao Batismo, ao rio, ele foi batizado em uma piscina.




Confesso, este foi um dos momentos ímpares em minha vida cristã.
Já vi muito idoso batizar, mas nenhum com a fé deste senhor.


Este é o rio que corta quase todo o Uruguai.
Geralmente, os batismos da Asamblea de Dios Misionera é feito aqui.
Mais de 200 pessoas, uruguaios, irmãos de Porto Alegre e Alvorada acompanharam nossa caminhada até chegar nesse rio. No sol que fazia neste dia, devia estar uns 35 graus com sensação de 40º, confesso, o desafio foi grande.


A caminhada foi longa. O rio fica próximo àquelas árvores de eucalipto (que tem muito por aqui) lá no fundo. O sol castigou. O corpo pedia água, mas água tinha pouca e a maioria salobra ou à gás. Senti muita sede nesse lugar. O corpo parecia que tinha tomado uma surra. Esse foi só o primeiro momento, a parte da manhã. À tarde, ainda viria a parte mais difícil nesse tempo seco, de céu limpo, vento fraco e sol escaldante.



Mesmo com um sol forte, ninguém saiu do lugar. Os irmãos procuravam um meio de ficarem mais próximos da água possível para registrar este momento forte na vida de cada uruguaio que descia às águas, após tantos anos na maçonaria ou na feitiçaria.




A foto acima é um momento muito marcante. Esse irmão entrou de cadeira de rodas e saiu andando! Ele já tinha uma certa força nas pernas, mas foi a primeira vez que andou com a ajuda dos irmãos. Milagres, que só Jesus pode fazer.





O batismo levou a manhã toda. Antes, nós ouvimos a Palavra abençoada que o pastor presidente da Assembleia de Deus Alvorada, Pr. Waldemar Paixão, ministrou sobre unidade (em breve, no Youtube e aqui também), tínhamos que nos alimentar. A caminhada ida e volta do Rio no sol forte deixou todos fracos e famintos.


Assim como os brasileiros do Rio Grande do Sul, os uruguaios apreciam um bom churrasco. Aqui estão as carnes que foram doadas pelos irmãos do Uruguai para este momento de despedida do missionário e pastor Nery e toda a família. Após 11 anos no Uruguai, Pr. Nery, por motivos de saúde, retorna ao Brasil para dar lugar a outro casal de missionário Luís e Rita (missionários uruguaios - autóctones).



No meio dessas carnes bovinas e suínas, encontramos carne de ovelha.
Incrível: é gostosa, mas tem que comer com ela ainda quente, senão, a gordura da carne gruda na gengiva e nos dentes e fica preta. É horrível para sair. No entanto, vale o risco. É ótima!



Visualizem este galpão, cedido para este grande e histórico evento na cidade de Tranqueras. Foi construído com doações de muitos uruguaios e brasileiros. É todo montado com troncos de eucalipto, árvore local. Os bancos, janelas e portas são de madeira. As paredes também! O que nos deixou cheia de calor, mas não impediu ninguém de glorificar ao Nome do Senhor Jesus foi o telhado em folhas de zinco.

O calor na parte da tarde foi pior que na parte da manhã, mas o telhado tem que ser de zinco mesmo, pois na época do inverno devido as geadas e frio fortíssimo, é ele quem segura as pedras de gelo (granizo) que cai do céu nas tempestades. Como o calor aqui é coisa rara, a proteção das casas é para o que vai durar quase o ano todo: o frio!




Eu (vermelho), junto com as irmãs Cissa (companheira de viagem e membro da Assembleia de Deus Alvorada/RS) e tia Kita (Érica Silva).







Este foi um dos momentos muito marcantes, em que o Pr. Presidente anuncia a igreja que a Congregação de Tranqueras, agora, é reconhecida pela Convenção das Assembleias de Deus no Uruguai e está ligada a cidade de Tranqueras através da licença do governo para funcionar publicamente em Riveira e Tucuarembó.

Este foi um sinal de Deus, após 11 anos em solo uruguaio de que Deus está trabalhando na vida dos governantes uruguaios, maioria maçom. Este culto da tarde foi administrativo. Esteve presente o representante do Governo de Rivera, assim como o representante da Convenção geral das Assembleias de Deus no Uruguai.

E assim foi nossa estadia em Tranqueras. Ficamos um dia inteiro, conhecendo o funcionamento administrativo das igrejas no Uruguai, tendo contato com representantes do Governo, aprendendo e conversando com irmãs uruguaias, visualizando de perto o que um evangelismo pode fazer em terras longínquas, sendo testemunhas de como é necessário não somente enviar, mas manter e cuidar do missionário até em seu retorno, dando suporte para que volte ao país de origem com todo conforto, comodidade e apoio da igreja local.

Visualizar a dor do Pr. Nery e toda sua família, que se despediam do povo uruguaio para retornarem ao Brasil por questões de saúde debilitada foi emocionante e muito impactante. Não lerei ou verei cena como aquela em nenhum livro, nem mesmo que eu o escrevesse. 

Lá pelas sete horas da noite, ainda com sol alto, iniciamos nossa viagem para a cidade de Las Toscas em Cerro Largo. São mais duas horas de viagem no carro. Pudemos visualizar o sol se por às 21:45 da noite. Incrível!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!