Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

5 de janeiro de 2014

PATRÍCIA TELLES - URUGUAI : DIÁRIO 11 - LAS TOSCAS - RECONSTRUINDO VIDAS.


José Gervasio Artigas (1764-1850) foi um político e militar uruguaio. É um herói nacional de seu país. Todo lugar que passamos, seja na entrada de cidades como Treinta y Tres, Melo, Tranqueras... Las Toscas não foi diferente. Lá estava o busto do herói nacional.

Um homem que passou a juventude entre gaúchos, índios e tropeiros. Dedicou-se ao comércio de couro e gado, percorreu todo o Uruguai e adquiriu influência junto à população rural como na cidade que visitamos.





Esse foi um momento muito especial para nós. Em Las Toscas, nós ficamos hospedados na casa dos missionários Luís e Rita, que serão transferidos para Tranqueras para ficarem no lugar do Pastor Neri, que volta ao Brasil para cuidados médicos após 11 anos em solo uruguaio cumprindo o IDE de Jesus Cristo.


Missionária Rita e Pastor Luís são missionários uruguaios. Foram evangelizados por brasileiros, fizeram o curso de Teologia com os irmãos da Assembleia de Deus Alvorada/RS e utilizaram os livros do Instituto Alfa (Viamão). Estes servos de Deus são o que chamamos de missionários autóctones.


Quando aqui estivemos, eles estavam dirigindo a congregação de Las Toscas e estavam sendo empossados em Tranqueras no lugar de Pr. Nery. Cuidarão das duas congregações até que a igreja no Brasil decida se envia um missionário brasileiro ou se consagra um missionário uruguaio.




Las Toscas é a cidade onde nossos irmãos Pr. Euclides Mendes e família ficaram por quatro anos, quebrando pedras como diz meu esposo Edson Andrade. Eles praticamente fundaram a evangelização nesta área do Uruguai. Não há outra igreja evangélica a não ser a Asamblea de Dios Misionera. 

No lugar onde a igreja se encontra, só havia mato e lodo. Hoje, o Governo uruguaio constrói e entrega casas populares construídas em volta do terreno da igreja. Visualizar a emoção da missionária "Zefa" revendo a igreja onde trabalhou e ajudou a fundar foi uma emoção muito linda. Nossos olhos se encheram de lágrimas vendo os olhos dela cheio de alegria em ver o progresso de uma cidade que estava esquecida e, hoje, está cheia de funcionários do Governo trabalhando em suas terras.










A maioria dos membros desta congregação moram em sítios, fazendas ou casas distantes. Muitos vem para os cultos à cavalo, de charrete ou à pé. A fé desse povo é enorme. O cuidado e zelo pela congregação maior ainda. O interior da igreja é cheio de mimos. Parece uma casinha de boneca, limpa e jeitosa.






No entanto, não pensem que foi fácil construir e arrumar esta congregação na maneira linda que vocês vêem nas fotos. Cada vidro de uma dessas janelas veio escondido dentro de um carro ou ônibus do Brasil. Lembram o que informei nos primeiros Diários? Contrabando ou Necessidade?

Foram dias difíceis. Uma igreja sendo construída no meio do nada, com poucos recursos e ainda tendo que burlar leis brasileiras e uruguaias para que possa receber uruguaios e brasileiros como faz hoje. Uma igreja que estava cercada por lodo, mato e barro. Hoje, é cercada por casas populares do Governo. Um bairro que cresce e uma cidade que produz salvação às famílias e briga de igual pra igual contra as Potestades Malignas que insistem em azucrinar os servos de Deus e as pessoas que buscam libertação dos vícios e da feitiçaria aprendida pelos pais.

Pela manhã, nós fizemos este reconhecimento da cidade. Conhecemos a escola pública, a única unidade de saúde, a Biblioteca Pública e as ruas que parecem iguais as de Minas Gerais. Se não fosse o calor excessivo, mesmo com tempo nublado e o frio intenso em dias de inverno, poderíamos dizer que estávamos no Brasil.









Orem por Las Toscas! Lembrem desses irmãos que precisam ser fortes e perseverantes e que lutam contra as potestades malignas que insistem em assolar seus sonhos e corpos. Deus tem o melhor para fazer ainda.

Em 2014 ou 2015, o trabalho que fizemos de evangelização em Treinta y Tres será levado para Las Toscas e contamos com as orações de todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!