Seguidores

O que você procura?

13 de janeiro de 2014

CARLOS MAGALHÃES - O RACHA DO CRISTIANISMO E AS SEITAS.


O racha do Cristianismo e as seitas.
(Texto publicado no perfil pessoal do pastor Carlos H. B. Magalhães no Facebook e publicado aqui com sua devida autorização e créditos.)


Quando ele aparece em livros, na TV ou na pele de atores que fazem encenações em castelos e palácios, minha filha de 12 anos grita de pavor: "Aaaaaiiii... É ele!!!". O rei Henrique VIII, que viveu no seculo XVI, até hoje assombra as crianças da Inglaterra que aprendem na escola as malvadezas que ele fez com suas seis esposas em busca de um herdeiro masculino. Nós, protestantes, sabemos ainda que ele criou a Igreja Anglicana, depois de um probleminha com o Papa Clemente VII.

Henrique VIII não é um caso isolado. Igrejas particulares sempre existiram; por isso, o Cristianismo encontra-se rachado como empadão para viagem. No comeco, nos dividimos acerca dos livros inspirados, das heresias, das perseguições. Quando oportunistas se converteram ao Cristianismo para agradar ao Imperador Constantino I, a resposta da igreja foi se isolar em mosteiros e conventos. Em 1054, nós rachamos entre católicos e ortodoxos. Ladeira abaixo, em 1378, o Papa de Roma excomungou e foi excomungado pelo Papa de Avignon. Com Lutero, Calvino e outros veio o Protestantismo, que depois se dividiu em um zilhão de igrejas tradicionais e pentecostais.

Com lágrimas é preciso reconhecer que não foi esse o desejo original de Jesus, mas sim que fossemos "um, como ele o Pai são um", "perfeitos em unidade" (João 17.21,23). Não aprendemos nada com Paulo, quando pergunta, perplexo: "Sera que Cristo esta dividido?" (1 Corintios 1.13). Saiba você, morador de um país de maioria cristã, que a divisão do Cristianismo é, de longe, o ponto mais explorado por ateus e missionários de outras religiões fora do Brasil. Uma ferida aberta aos olhos do Mundo.

Neste exato momento, alguém, na sua igreja, talvez esteja planejando mais um racha, "por uma revelação que Deus me deu... Coisa grande... É muito forte...". Diga não. Não apoie aventureiros. Prove que você está entre os que ajuntam, não entre os que espalham (Lucas 11.23). Escreva, com mãos limpas, uma nova história para a Fé Cristã. Uma que futuras gerações tenham orgulho de contar...


Carlos H Bellucio Magalhães
(É pastor e membro da Igreja Evangélica Aliança Watford na Inglaterra, mas, devido ao trabalho secular encontra-se no Texas/USA)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!