Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

5 de fevereiro de 2012

Pr. MANOEL RIBEIRO - UM AMIGO QUE MERECE ESTE NOME: IRMÃO.


(Leia a mensagem ministrada pelo Pr. Manoel Ribeiro
 - Pastor Presidente na ADECIN - Assembleia de Deus em Cidade Nova)

Provérbios 18:24

“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado que um irmão.”

Amigo é a pessoa com quem nos relacionamos bem, confiamos, somos capazes de confidenciar segredos e pedir sua opinião. O texto fala que há amigos que são mais chegados que um irmão. É verdade, apesar de não dever ser assim, mas há amigos com os quais nos identificamos mais, até mesmo convivemos mais, e que são mais prestativos e sempre prontos para nos ajudar. Aprenda as quatro qualidades de um verdadeiro amigo:

I - O VERDADEIRO AMIGO É CONSTANTE

Existem muitos “amigos” de tempos prósperos, interesseiros, que só estão ao nosso lado, enquanto podem usufruir de benesses. Leia Provérbios 14: 20 “O pobre é aborrecido até do companheiro, mas os amigos dos ricos são muitos.”; 19:4 e 6 “As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa.”; “Muitos suplicam a face do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes.”

Existem, entretanto, amigos mais chegados do que um irmão. Veja em Provérbios 18:24 “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.”; 17:17 “Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.”

Não perca um velho amigo!

II - O VERDADEIRO AMIGO USA DE FRANQUEZA.

Há o amigo que não tem coragem de expor sua opinião ou de discordar do amigo, achando que essa atitude pode magoar o amigo e prejudicar a amizade. Mas, o verdadeiro amigo é aquele que tem a qualidade da franqueza, sem ser rude, dialogando e procurando com amor, convencer o amigo do engano. Leia Provérbios 27:6 “Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos.”; 29:5 “O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede a seus passos.”

Davi não corrigiu o seu filho Adonias. A bíblia registra que Davi jamais contrariou seu filho. Leia I Reis 1:6 “E nunca seu pai o tinha contrariado dizendo: Por que fizeste assim? E era ele também mui formoso de aparência; e Hagite o tivera depois de Absalão.” A falta de correção leva o amigo, o filho, enfim, a pessoa a quem se ama, a persistir no erro e perder a salvação. Leia Provérbios 28:23 “O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.”

III - O VERDADEIRO AMIGO É CONSELHEIRO.

O amigo conselheiro é o maior presente que você pode ter. Esse amigo, realmente alegra o nosso coração. Mas, você precisa ter discernimento para avaliar se o conselho dado produzirá verdadeiramente benefícios para sua vida. Existem dois tipos de conselhos:

• O conselho do amigo espiritual. Este amigo conselheiro é aquele que deseja que você vá bem em todas as coisas: material, espiritual, emocional, sentimental, conjugal, etc.. Leia Provérbios 27:9 “O óleo e o perfume alegram o coração; assim a doença do amigo, com o conselho cordial.”
• O conselho do amigo carnal. Provérbios 27:17 “Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.”

IV- O VERDADEIRO AMIGO TEM PROFUNDO RESPEITO

O respeito deve ser demonstrado de forma inteligente, pensada, estudada.

• O verdadeiro amigo não fica hospedado muito tempo na casa do irmão. Ele sente o momento de retirar-se para não ser inconveniente. Provérbios 25:17 “Retira o pé da casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.”

• O verdadeiro amigo sabe respeitar a dor do seu companheiro. Provérbios 25:20 “O que entoa canções junto ao coração aflito é como aquele que se despe num dia de frio e como vinagre sobre salitre.”

• O verdadeiro amigo deve ter sensibilidade para perceber quando a brincadeira está indo longe demais. Provérbios 26: 18-19 “Como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.”

V- CONHEÇA O NOSSO MELHOR E MAIOR AMIGO: JESUS

• Jesus sofreu em nosso lugar. Isaías 53:4-5 “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.”

• Jesus sofreu, porque nos considerou amigos. João 15:13-15 “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.”

• Jesus nunca nos abandonará. Mateus 28:20 “...e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”


Pr. Manoel Ribeiro Servo do Senhor Jesus

prmanoel.ribeiro@gmail.com
Todas as terças-feiras,
o Pr. Manoel Ribeiro ministra na ADECIN - Assembléia de Deus Cidade Nova,
ora com imposição de mãos e faz unção com azeite.

Nossa igreja está temporariamente instalada:
Rua Joaquim Palhares, 105 - Estácio
(Em frente à Pça. do Metrô)
Rio de Janeiro/RJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!