QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

7 de outubro de 2011

Pr. MANOEL RIBEIRO - A MAIOR CONFIANÇA É CONFIAR NO SENHOR.

MONTE EM SURUÍ QUE PERTENCE A ADECIN.

A MAIOR SEGURANÇA É CONFIAR NO SENHOR

Provérbios 18: 10-11

“Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro. Os bens dos ricos lhes são cidade forte e, segundo imagina, uma alta muralha.”

O homem que confia em Deus tem segurança, proteção, prosperidade espiritual e material. O nome do Senhor indica toda a segurança. O nome do SENHOR é também chamado de Elohim, que significa o Todo-Poderoso. Em contraste com aquele que confia no Senhor, no versículo 11, aparece o que confia em suas riquezas, nos bens materiais ou no próprio homem. Somente com essa riqueza temporária, o resultado desse homem não será bom.

“Os tesouros da impiedade de nada aproveitam...”
Provérbios 10. 2a 


I - O PRESUNÇOSO CONFIA NA SUA FORÇA E PENSA QUE VAI PREVALECER.   (Provérbios 18.11)

A força do homem ligado apenas nas coisas materiais jamais substituirão o Nome e ao Poder de Nosso Senhor. Algumas pessoas pensam que estão protegidas pelo sucesso, presunção, orgulho, vaidade dos homens, mas estão enganadas, pois Deus não se agrada de posturas assim. A Bíblia ilustra um homem chamado Ninrode que resolveu colocar em prática um plano para chegar ao céu com suas próprias forças... Confirme em Gênesis 10.8-10:

“Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do SENHOR; daí dizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do SENHOR. O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.”

O projeto era construir uma torre que tocasse nos céus. Gênesis 11:4 “Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.”. Começaram a construir; eram homens fortes, inteligentes. Gênesis 10:8 “Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra.”. Não houve aprovação de Deus. Gênesis 11:7 “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro.” Deus confundiu Ninrode e todos os seus seguidores.”

Não adianta... Quando Deus não aprova, pode ser forte, rico, poderoso. Ninguém vai tocar nos céus sem a permissão de Deus, por seus próprios méritos. A presunção não garante o sucesso de ninguém. O rei Uzias sofreu por causa da presunção. II Crônicas 26. 16; 18-19: “Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso”; “...e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do Senhor Deus. Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.”.

O rico insensato pensou que tudo estava resolvido. Lucas 12. 19-20 “Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”
  
II - AO MAIOR SEGURANÇA É CONFIAR EM DEUS.  (Provérbios 18.10)

O verdadeiro crente, quando em aflição, abriga-se na torre forte. Ali são resolvidos todos os seus problemas. Na torre forte, o crente está em segurança e ali é abençoado. Veja que contraste:

Em Gênesis 11, temos o registro de que homens fortes tentaram alcançar os céus com a força, a vaidade e não conseguiram;

Em Gênesis 12, Deus faz um pacto de prosperidade com um velho;

Gênesis 17 diz que Abraão já tinha 99 anos. Abraão duvidou da promessa. Gênesis 17.17 “Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?”

Quando lemos Hebreus 11.8 “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”, aprendemos que o sucesso de Abraão foi à obediência e a submissão.

O mérito do nosso sucesso é de Deus. Ele é merecedor de toda glória, honra e poder. A Bíblia ensina o valor da confiança, da submissão.

Leia Isaías 30.15: “Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.”; Hebreus 10.35 “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão”; Salmos 65:5-6 “Com tremendos feitos nos responde em tua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos; que por tua força consolidas os montes, cingido de poder;”

UMA PALAVRA PASTORAL DE QUEM TEM INTIMIDADE COM DEUS PARA DEMONSTRAR SEGURANÇA E CONFIANÇA NO SENHOR...

MEU PASTOR PRESIDENTE... Pr. MANOEL A. RIBEIRO (ADECIN - Assembleia de Deus em Cidade Nova/RJ) - Rua Joaquim Palhares, 105, Estácio - (Em frente à estação de Metrô Estácio).

VENHA ESTAR COM ELE, TODAS ÀS TERÇAS-FEIRAS, A PARTIR DAS 19H, PARA OUVIR UMA PALAVRA ABENÇOADA VINDA DE DEUS PARA O SEU CORAÇÃO.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!