#BUVM no Sertão em 2018!

O que você procura?

20 de outubro de 2011

COMO ENVOLVER A IGREJA EM MISSÕES URBANAS?




"...de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor."
(Efésios 4.16)

Precisamos envolver nossas igrejas, para que sejam doutrinadas ao trabalho de "missões urbanas". Necessitamos envolvê-las em pregações missionárias, onde suas ofertas não sejam apenas para manutenção das mesmas, mas envolvam a manutenção de Missões e Evangelismo. Claro, isso não acontece de uma hora para outra e os efeitos esperados não surgirão de imediato. O maior objetivo deve ser o de colocar a igreja nas ruas para a pregação do Evangelho em sua totalidade e não somente num Departamento específico.

Muitos membros poderão quebrantar-se e aparecer nos evangelismos com muita disposição para o trabalho, mas, com o passar do tempo... Esta disposição se transformará em desânimo e tudo voltará às mesmas. É isso que acontece hoje. Todos sabem disso e vemos isso acontecer. Por quê? Porque não se deve esperar que todos na igreja exerçam as mesmas funções. Nem todos têm a mesma disposição evangelística, nem todo mundo tira um tempinho para evangelizar... E dependendo do lugar... Nem vão! Mas não se preocupe isto é bíblico: "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para edificação do corpo de Cristo..." (Efésios 4.11-12.). E muitos tomam este versículo como isolado para salientar seus talentos... “Eu canto... Só trabalho no louvor”. “Eu prego... Só prego dentro das igrejas. Evangelismo e Missões... Não”.

Somente com muita oração e discernimento a liderança identificará qual o ministério ou dom especial que o Espírito Santo está dando a cada um e procurará alocar os membros da igreja em atividades que envolvam suas vocações sem deixar de cumprir o IDE, que é para todos.
Uma vez feito isso, é preciso dar treinamento aos membros por área de ação. Os que demonstram vocação para a pregação precisam aperfeiçoar-se em Seminários ou cursos teológicos na própria igreja ou fora. Os que têm aptidão para o ensino seriam capacitados às aulas de Ensino para Professores e Líderes de Escola Dominical.

Não podemos esquecer que panfletar exige treinamento. Não pode ser feita de qualquer maneira. É preciso ter um trabalho específico com os novos convertidos através do Discipulado Cristão. O grupo de Intercessão e os grupos capacitados a visitas nos familiares devem ter treinamento também, para que não haja escândalos. É preciso ter acesso a cursos de Ação Social e suas estratégias, pois só desta forma, a igreja trabalhará organizada, com pessoal qualificado e treinado por áreas específicas de atividades. Isso acontece com estratégias.

Não haverá mais omissão. O pastor reunir-se-á com o líder de cada área para avaliar o trabalho, corrigir rumos, estabelecer novas estratégias, participar ativamente sem interferir ou interferindo conforme a necessidade. As cobranças serão feitas à parte ao líder ou grupo de uma área específica, sempre em forma de desafios.

A igreja receberá os resultados. Os membros serão um só corpo, unidos e coesos. Em pouco tempo... A igreja fará com que no decorrer dos trabalhos se perceba os vocacionados à Missões Urbanas. Sem críticas, mas com ideias. Todos saberão que "...um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente." (1Co.12.11).

Missões Urbanas acontecerá de forma natural e o Evangelismo não será uma imposição de um líder, mas um prazer do que participa dele.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!

Missões Uruguai em Treinta y Trés.

Expedição Missionária Piauí.