Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

17 de setembro de 2011

Pr. MANOEL RIBEIRO - O PRECIOSO NÃO VALORIZADO.


UMA PALAVRA PASTORAL...


O PRECIOSO NÃO VALORIZADO

(Provérbios 19.10)

“Ao tolo não está bem o deleite; quanto menos ao servo dominar os príncipes!”

Há um dito popular, que muitos já ouviram, e até mesmo falam: “Deus dá nozes para a pessoa que não tem dentes.”  Esse provérbio significa que alguém recebeu algo, e não está valorizando o que recebeu. É importante que valorizemos o que recebemos. Muitas vezes, constatamos que pessoas não merecedoras de graças e bênçãos, as recebem. Sabe por quê?  Porque Deus, às vezes, nos surpreende oferecendo a sua graça a pessoas que não merecem.

Graça significa favor não merecido, e podemos dizer que é o melhor deleite que uma pessoa pode receber em toda a sua vida. Deleite é algo que produz prazer. A graça de Deus supera todos os valores e prazeres da terra. A graça de Deus promove o domínio próprio, vida restaurada, famílias abençoadas. Leia Efésios 2.8-9:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie.”.

Deus não fica satisfeito, quando alguém despreza os benefícios concedidos por Ele. O livro de Provérbios se insurge em relação a algumas pessoas que desprezam importantes qualidades que as tornam valorosas. Provérbios 11. 22:

“Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão.”

O encanto não está só na aparência, mas também na postura. Confirme a palavra lendo I Samuel 25.33:

“E bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue, e de que a minha mão me salvasse.”
Provérbios 17.7: “Não convém ao tolo a fala excelente: quanto menos ao príncipe o lábio mentiroso.” 

De pouco adianta o homem falar bem, se expressar de forma erudita, se a sua postura é pecaminosa, insinuadora, mentirosa...

Provérbios 26.1: “Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não é conveniente ao louco a honra.”

De que adianta honrar uma pessoa que não reconhece que está sendo honrada?


I - JESUS DEIXOU UM GRANDE ENSINO SOBRE O DESPREZO ÀS PRECIOSIDADES ESPIRITUAIS.

Mateus 7.6: “Não deis aos cães as coisas santas, nem deites aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem, com os pés, e, voltando-se, vos despedacem.”.

A passagem acima nos ensina que devemos tratar a obra de Deus com seriedade. Aproveitar e agradecer toda a dádiva recebida, e dela usufruir da melhor forma, pois, assim, seremos sempre merecedores das graças de Deus. Mas, para isso, não podemos desprezar:

A doutrina. Tito 2.7,8: “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.”

Não devemos desprezar a correção do Senhor. Hebreus 12.5: “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido;”.

Não devemos desprezar o caminho da santificação. I Tessalonicenses 4.7,8: “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.”.


II - TEMOS QUE SER AMBICIOSOS PELAS MARAVILHAS ESPIRITUAIS.

Ao invés de desprezar, se queremos ser abençoados, devemos desejar muito mais. Assim, orar mais, jejuar mais, consagrar mais... A Bíblia ensina que devemos desejar muito mais:

Salmos 42.2: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?”;

Salmos 63.1: “Ó DEUS, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei: a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada onde não há água;”;

Salmos 143.6: “Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti como terra sedenta.”;

Leia, também, Isaías 26.9: “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.”.

 III - OS SANTOS SE COMPLETAM QUANDO DESEJAM DEUS.

Quanto mais você quer Deus em sua vida, mais cheio do Espírito Santo você fica. Medite sobre a palavra em Isaías 58.11: “E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.”; João 4.14: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vida eterna.”; Apocalipse 7.16: “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.”


O sucesso de uma vida abençoada está em assumir um compromisso sério com Deus, consciente e sabedor de que tudo será feito para ligar cada vez mais seus elos. É preciso que adotemos uma única postura, diante desse compromisso, e não fiquemos em cima do muro. Atente para o que está escrito em Lucas 16.13: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de chegar a um a desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon.” Em II Crônicas 15. 14,15 têm-se o relato de um povo que foi abençoado depois de firmar um compromisso com Deus. “E juraram ao Senhor,em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas. E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque com todo o seu coração juraram, e com toda a sua vontade o buscaram, e o acharam: e o Senhor lhes deu repouso em redor.”.

Pr. MANOEL A. RIBEIRO
(Pr. Presidente  da Assembleia de Deus em Cidade Nova)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!