#BUVM no Sertão em 2018!

O que você procura?

5 de setembro de 2011

Pr. MANOEL RIBEIRO - DEUS ORIENTA DO MODO CERTO.


A PEDIDOS DE ALGUNS LEITORES, SEGUE UMA PALAVRA PASTORAL DE MEU PASTOR PRESIDENTE NA ADECIN - ASS. DE DEUS EM CIDADE NOVA. UM HOMEM DE DEUS COM VISÃO MISSIONÁRIA E QUE APOIA NOSSO CONGRESSO MISSIONÁRIO QUE COMEÇA AMANHÃ AQUI NO RIO DE JANEIRO. PALAVRA PASTORAL:

DEUS ORIENTA DO MODO CERTO
(Provérbios 19.21)

“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanecerá.”


O homem tem muitos planos e propósitos, alcançando certo sucesso por meio de suas próprias forças e inteligência. Em relação às coisas boas, os planos do homem podem dar certo ou não, terminando em pouco ou nada; no entanto, quanto às coisas ruins, terminam injuriando a outros e a si mesmo. A Bíblia diz que não devemos confiar em nossas forças nem em nosso intelecto, mas em DEUS. Confira a palavra em Jeremias 9.23-24 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”


I - O QUE ADIANTA AO HOMEM TER MUITOS PLANOS, SEM ORIENTAÇÃO DIVINA?

Sem Deus, o homem não vai a lugar algum. Isto é certo; daí deve-se ter vigilância, pois até mesmo os que conhecem a palavra de Deus, são vítimas da vaidade também. O homem erra, quando faz planos sem orientação divina. Tiago 4: 13-14 “ Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece.”

Jesus falou a respeito de um homem que tinha um excelente plano de vida material, porém, sem nenhuma preocupação com a vida espiritual. Em Lucas 12, a parábola do rico insensato demonstra claramente essa dissonância entre a vida material e espiritual. Diz a palavra: “...a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos: descansa, come, bebe folga.Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.”

II - DEUS ORIENTA DO MODO CERTO.

Deus sabe orientar de forma correta, pois nada há que esteja fora de seu alcance. Ele sabe tudo, vê tudo, domina tudo. Confirme em Salmos 139.7-12 “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá; Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.”.

É importante que você conheça a grandeza do nosso Deus. Leia Jó 38.4-6: “Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina...”.

Jó reconheceu esta grandeza. Medite em Jó 42:2 “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.”

III - DEVEMOS OBEDECER À ORIENTAÇÃO DIVINA PARA SERMOS ABENÇOADOS.

A razão de tanto sofrimento é porque, se conhecemos a palavra de Deus, não estamos dispostos a seguir sua orientação; e se não a conhecemos, a ignoramos, e assim, agimos em desacordo com a palavra divina. A Bíblia nos mostra exemplos de pessoas bem sucedidas, porque seguiram e obedeceram as orientações de Deus.

Abraão foi orientado a deixar sua parentela. Gênesis 12: 1 “Ora, o SENHOR disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”;

Jacó foi orientado a voltar para a sua parentela. Gênesis 31-3: “E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela, e eu serei contigo.”;

Josué foi orientado a prosseguir a obra de Deus. Josué 1.2 “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.”.

IV - DEUS LEVA VOCÊ COM SEGURANÇA E ALEGRIA.

Aquele que crer na orientação divina, tem a certeza de que nunca vai ficar desapontado, decepcionado, mesmo nos momentos difíceis. Jamais perde a certeza da vitória.

Você vai conhecer este mistério. Salmos 23 “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente as águas tranqüilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça por amos de seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dia das minha vida; e habitarei na CASA DO SENHOR por longos dias.”;

Os mansos são grandemente recompensados. Salmos 25.9: “Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o caminho.”;

Em meio às incertezas, Deus é o verdadeiro orientador. Isaías 42:16 “E guiarei os cegos por um caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar por veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz, perante eles e as coisas tortas farei direitas. Essas coisas lhes farei e nunca os desampararei.”.

Assim, é imprescindível que leiamos à palavra de Deus, e possamos receber a orientação divina que mudará a atitude de muitas pessoas. Mateus 22.29: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”; Salmos 25.5: “Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.”.

VENHA ESTAR CONOSCO DE 6 A 11 DE SETEMBRO DE 2011:
CONGRESSO DE MISSÕES EM CIDADE NOVA                                                 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!

Missões Uruguai em Treinta y Trés.

Expedição Missionária Piauí.