Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

6 de abril de 2011

O MISSIONÁRIO E O CHOQUE CULTURAL.

FOTO GOOGLE
Desde que criei este blog, eu tenho recebido mensagens de vários missionários. Relendo algumas destas mensagens ontem à noite, eu percebi que a barreira do choque cultural está em várias declarações. Poucos são os que procuraram conhecer os lugares que seriam enviados com antecedência. O que é um erro, pois conhecer o campo missionário antes de ir é fundamental, sendo prudente ir ao local antes de mudar-se de vez... Ou, no caso de uma distância extrema... Ler sobre ele pelo menos. Aliás... É essencial.

Só que a realidade dos missionários que são enviados é bem diferente. Muitas vezes caem no campo missionário como a realização de um sonho e vêm na prática o pesadelo que se torna quando não conhecem previamente à cultura local.

As igrejas sabem que é preciso capacitar este obreiro a ser enviado. Capacitar significa colocá-lo em estudo (treinamento). É preciso assumir a responsabilidade de preparar este obreiro e sustentá-lo. Ainda que o mesmo encontre recursos próprios no campo de ação é inadmissível abandoná-lo.

O choque cultural acontece quando nos deparamos com situações incomuns ao nosso dia-a-dia. Pode ser no estilo de vida, modo de vestir-se, língua nativa, moeda, religião, clima... Isto é, qualquer coisa que seja diferente do que estamos acostumados.

Se este contato prévio de conhecimento não vier... Sua viagem pode ser comparada a um gato preto no meio do caminho. Prato cheio para quem quer sua derrota. Então, vamos ser prudentes. Conheçamos o lugar com antecedência. 

Tiago 3. 13-18
Mateus 10.45

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!