Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

Participe e nos ajude a levar doações aos nordestinos em janeiro de 2018!

QUAL É A SUA DESCULPA?

QUAL É A SUA DESCULPA?
Faça Missões! Obedeça a Ordem de Jesus Cristo.

Seguidores

O que você procura?

20 de março de 2010

QUERO SER MISSIONÁRIO! VOCAÇÃO OU FOGO DE PALHA?


FOTO GOOGLE
Missionário é o ser, o servo de Deus, o membro de uma instituição religiosa, que autorizado pela igreja leva a mensagem do Evangelho a todos os povos. O obreiro recebe uma chamada de Deus. Não é uma “bronca”, mas um chamado para realizar uma ação. Este obreiro ao receber esta chamada sabe que vem de Deus e sente-se impelido a concretizar a Obra de missões. Só que não basta somente ter a chamada. 

Necessário é a preparação para exercer esta honra de ir a um local desconhecido, onde existe uma cultura diferente, um clima adverso, uma situação social, às vezes, brusca. É preciso dedicar-se à oração, ao estudo da Palavra de Deus e renunciar tudo em benefício da obra de missões. Não é fácil, mas é possível. E quando se falta tudo: tudo mesmo... Que vai desde a vida cômoda até ao distanciamento de pessoas mais íntimas.


A parte mais difícil é cuidar da vida pessoal que, com certeza, afeta ou ajuda a obra missionária. É muito importante ter uma profissão (Médico, enfermeiro, assistente social, advogado, professor, engenheiro, cabeleireiro, cozinheiro, entre outras...). Principalmente, uma profissão que o ajude a permanecer no campo sendo útil a população local. 


É preciso cuidar de seus documentos e manter uma certidão negativa (estar em dia com as obrigações militares, no caso dos homens; estar com o nome “limpo na praça”, desde compras até situação penal, para que o "nada consta" o libere como um cidadão de bem). Além, claro, de preparar sua família para esta Missão. Se solteiro necessário se faz dar condições de que seus pais fiquem bem sem sua presença. Se casado, faz-se necessário providenciar tudo para que sua família siga com você ao campo de ação.


Cabe à igreja, a responsabilidade de analisar sua chamada e providenciar os recursos necessários, para que o obreiro (a) vá ao campo e desenvolva o seu ministério da melhor maneira possível. Isso só é fácil de realizar, quando o missionário tem uma integração total com o líder da igreja, para que juntos possam trabalhar em prol das almas.


O comportamento ético é fundamental em toda a obra de missões. O obreiro deve evitar atitudes que denigram a imagem da igreja e de Jesus perante a população local inserida. Se o obreiro segue para um local, onde já tenha uma congregação fica fácil, pois este só irá determinar mudanças e administrará com uma nova liderança, mas se vai a um local onde não haja nenhuma congregação... Deve estar disposto a retirar “pedras” do caminho. Deve buscar um local para implantar a igreja (construindo ou alugando um imóvel).


O mais importante é que não sucumbam às adversidades que apareçam e que se mantenham firmes, vencendo a solidão e às dificuldades locais (clima, relevo, situação econômica, política...). A comunicação com a igreja matriz é fundamental para que relatórios sejam enviados constantemente, deixando a igreja informada sobre as necessidades financeiras.


É necessário, também, que o missionário saiba identificar a hora de retornar do campo e isso só acontece se mantiver sua intimidade com Deus através de muita oração e jejum, para que possa ser capaz de ouvir Deus falar da mesma maneira que O ouviu sobre sua chamada. Isto é, deve ser capaz de ouvi-Lo sobre seu retorno ou ida a um novo campo.


Seguindo estes pequenos passos, aquele que almeja viver Missões não terá dificuldades em sua vida espiritual, material e social, pois Deus estará no Centro da vida dele o tempo todo.

Fonte:
ANDRADE, Claudinor Corrêa de. Dicionário Teológico. 6ª ed. ver. ampl. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.


CARRIKER, C. Timóteo, ed. ger. Missões e a Igreja Brasileira. 5 v. São Paulo: Mundo Cristão, 1993.


OLIVEIRA, Temóteo Ramos de. Como ser um Missionário - um guia prático para os vocacionados ao trabalho de missões. 4ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.


GONÇALVES, Severino. A Palavra Falada - God Bless América. 2ª ed. São Paulo: Copyright 2001 por Severino Gonçalves. 2002.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RESPEITE OS CRÉDITOS!!!

Por favor, respeite os direitos autorais e a propriedade intelectual (Lei nº 9.610/1998). Você pode copiar os textos para publicação/reprodução e outros, mas sempre que o fizer, façam constar no final de sua publicação, a minha autoria ou das pessoas que posto aqui e que, muitas vezes, aqui escrevem. Afinal, algumas postagens do "Blog Uma Visão Missionária" trazem imagens de fontes externas como o Google Imagens e de outros blog´s.

Se alguma for de sua autoria e não foram dados os devidos créditos, perdoe-me e me avise (pahesa.andrade@gmail.com) para que possa fazê-lo. E não se esqueça de, também, creditar ao meu blog as imagens que forem de minha autoria.

Projeto MICRI e a Expedição Missionária Piauí

Chamado Missionário?

Aniversário do Blog!